Dicas

A Designer Ivania Sousa Preoculpada com o seu bem estar e de sua família, criou este espaço especialmente para você com dicas de como melhorar a vida útil de seus moveis e produtos de madeira.

Para manter os móveis de madeira sempre bonitos.

Os cuidados são básicos, tais como matêl-los sempre limpos, evitar respingos de água (caso aconteça, secar na hora).
Os móveis não podem ficar expostos ao sol (se o cômodo extiver exposto ao sol da tarde, use uma cortina com black-out. Se estiver exposto ao sol da ta manhã, pode ser uma cortina fina). O sol vai deixar a madeira manchada e as lâminas vão descolar.

Para dar brilho a madeira.
  • Pano seco, limpo e macio ainda é o mais recomendado.
  • Nos móveis com verniz não se deve aplicar produtos químicos.
  • Os puxadores metálicos com banho de cromo ou os de aço inox devem ser limpos com panos macios. Aplique uma camada muito fina de cera polidora de carro e dê um polimento com pano seco. Este tratamento ajuda a aumentar a vida útil, além de manter o puxador sempre brilhando e com cara de novo.
  • Nos móveis de madeira escura usa-se óleo de peroba. Ele ajudará a hidratar a madeira, proporcionando brilho e proteção.
  • Já em madeira clara não se deve usar o óleo de peroba, pois vai manchar em definitivo o seu móvel. Passe uma cera incolor pastosa com silicone, mas fazer sempre um teste numa parte não visível do móvel antes de aplicar a cera.

Arranhões Superficiais

Para tirar arranhões superficiais de um móvel de madeira, esfregar a zona com uns dentes de alho até conseguir encher as marcas, deixaremos secar antes de eliminar o que sobre com um pano, para em seguida aplicar a cera.

Para disfarçar arranhões ou pequenos defeitos na superfície dos móveis, preencha os orifícios com cera de abelha. Passe em seguida uma boneca de pano para dar lustro. Nos móveis de nogueira, esfregue no arranhão um pedaço de noz-moscada.

Arranhões Profundos
Um móvel feito de madeira pode ficar marcado por um golpe de uma cadeira ou a queda de um objeto mais duro sobre ele, etc.

Para retirar uma marca quanto mais rápida for a acção mais chances teremos de sucesso.
Comece por retirar o polimento ou verniz do lugar onde foi feita a marca.

Faça uma boneca ( prepare uma bola pequena de algodão ou pano coloque dentro de um pano macio e torça podendo mesmo dar um nó para que fique firme e fácil de manipular) .
Prepare com cuidado um recipiente com água fervendo.